A densidade é a mais explícita dentre todas as definições: o espraiamento implica queda da densidade. Essa se refere à comparaçao da densidade residencial ou de empregos. Pode ser medida relativamente a áreas que sao subdivisões do total da cidade, comparando-se a área central com áreas distantes, por exemplo.
verbo pronominal [Figurado] Derramar-se, estender-se; alastrar-se, expandir-se, propagar-se.
Definimos espraiamento urbano como o crescimento urbano que é desconcentrado, não denso e que deixa vazios urbanos dentro da mancha urbana. Analisamos os mapas da área urbanizada entre os anos de 19, a evolução das densidades populacional e de empregos e a evolução dos gradientes de densidade.
Esse fenômeno ganha o nome de espraiamento urbano. Isso tudo acontece porque muitos moradores acabam indo morar em regiões extremas da cidade, justamente por conta do preço mais caro de imóveis na região central.
1. Que espraiou; que se alastrou. 2. [Figurado] Espalhado; dilatado.
A ocupação do solo urbano sem planejamento tem como con- sequência, dentre outros impactos ambientais negativos: i) a sobre- carga no sistema de drenagem urbana por meio do aumento da impermeabilização do solo e da diminuição da infiltração; ii) a perda da cobertura vegetal por pavimentos impermeáveis, diminuindo a ...