'Esporão' é uma palavra que mostra que o desvio de septo nasal forma uma 'dobra', ou uma 'quebra'. Na prática, um desvio com ou sem esporão importam quando causam sintomas como obstrução nasal ou sangramentos.
Quando este crescimento é exagerado, a adenoide pode preencher toda a nasofaringe, resultando em obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz, má qualidade do sono e voz anasalada, além de facilitar a ocorrência de otites.
A cirurgia de sinusite por videoendoscopia consiste na introdução pela narina de um instrumento com uma pequena câmera acoplada em sua extremidade, que é capaz de fornecer imagens do interior do nariz para que o médico consiga drenar a secreção acumulada, promover a aeração adequada dos seios da face e remover o tecido ...
Além disso, se as adenoides que se encontram em uma situação mais preocupante não forem removidas, elas podem abrigar uma infecção e os biofilmes, ou áreas de crescimento de bactérias, podem reduzir a eficácia de antibióticos.
A única forma de tratar definitivamente o desvio do septo nasal é através de cirurgia de correção do septo, a septoplastia. Podem ser utilizadas outras formas de tratamento médico que permitem aliviar a sintomatologia, como veremos de seguida, no entanto não possibilitam corrigir a deformidade existente.
A cirurgia é feita sob anestesia geral ou local e consiste em realizar um corte no nariz para descolar a pele que o reveste, seguida de correção do septo a partir da retirada do excesso de cartilagem ou de parte da estrutura óssea e do reposicionamento da pele.
Possíveis complicações Se não for tratada conforme recomendação médica, a carne no nariz pode aumentar e acabar impedindo a passagem do ar pelo nariz, causando dores de cabeça intensas, problemas de sono e repetidas infecções de garganta e ouvido.
As adenoides se tornam hipertrofiadas geralmente em crianças com repetidas infecções de garganta. É comum a inflamação da glândula, chamada adenoidite, vir acompanhada de amigdalite e faringite.
A cirurgia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio.
A recuperação total pode demorar várias semanas. Depois da cirurgia, você sentirá um pouco de inchaço e sensibilidade dentro do nariz, mas isso é normal. Você poderá apresentar sintomas parecidos com uma forte gripe ou sinusite. Isso ocorre por causa do inchaço, do sangue seco, do muco e das crostas no nariz.