A moderação em todas as coisas é um dom espiritual que pode ser alcançado por intermédio do Espírito Santo. ... Num sentido espiritual, a moderação é um atributo divino de Jesus Cristo. Ele deseja que cada um de nós desenvolva esse atributo.
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23- mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros (Gálatas: 5:22 - 23; 26).
A passagem descreve o "fruto" como o que se espera de resultado na vida de quem o Espírito Santo tem atuado — em contraste com as Obras da carne — na vida daquele que não tem o Espírito Santo e consequentemente não herdará o Reino de Deus.
"Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gl 5:23).
O fruto do Espírito é o resultado gerado pelo Espírito Santo na vida do cristão que é verdadeiramente salvo. Não se trata de 9 frutos, mas é como se fosse um cacho de uvas com 9 uvas ou uma mexerica com 9 gomos. Todas as partes compondo um único fruto.
O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.
A lista de nove itens encontrada no versículo 22 do capítulo 5 da Epístola de Paulo aos Gálatas se refere aos frutos do Espírito: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança (autodomínio)".