Radiograficamente, o espaço do ligamento periodontal pode aparecer normal ou poder haver um ligeiro espessamento e pode haver alguma perda da lâmina dura em torno do ápice da raiz do dente. Periodontite Apical Aguda é uma resposta inflamatória aguda no ligamento periodontal.
O ligamento também permite que o dente se adapte às forças do ranger de dentes (também conhecido como bruxismo) ou outros hábitos. O ligamento periodontal se alonga quando ocorre mobilidade dentária. Quando a força excessiva exercida em um dente diminui, o ligamento sofre reparação, o que faz com a mobilidade diminua.
Como surge a periodontite Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai.
Essa modalidade cirúrgica pode ser indicada em casos que o tratamento endodôntico convencional é duvidoso e quando há presença de um exsudato persistente. Eles defendem que a cirurgia perirradicular só deve ser realizada após todas as possibilidades de tratamento endodôntico convencional forem tentadas.
O dente pode apresentar resposta positiva ao calor, pois este agente físico pode provocar expansão de gases. A radiografia pode apresentar aspecto normal da área apical ou mostrar um ligeiro espessamento da lâmina dura.
O periápice do dente está sujeito a várias alterações inflamatórias e infecciosas que podem causar quadros álgicos, abscessos e outros processos.
O ligamento periodontal é também constituído por tecido conjuntivo laxo, o qual contém vasos sanguíneos, linfáticos e a cadeia nervosa do ligamento. A maior parte dos vasos sanguíneos do ligamento surgem a partir da medula óssea do osso de suporte e também de prolongamentos dos vasos periapicais.