O escotoma caracteriza-se pela perda total ou parcial da capacidade de visão de uma região do campo visual, que geralmente se encontra rodeado por uma área onde a visão está preservada.
Um escotoma representa um borramento ou ponto cego que obstrui o campo visual total ou parcialmente. Os escotomas podem envolver qualquer parte do campo visual e se manifestar de diferentes formas e tamanhos.
O escotoma pode ser positivo ou negativo, consoante é ou não reconhecido pelo doente. O escotoma pode ainda ser absoluto, quando a zona correspondente da retina não tem perceção luminosa, ou relativo, quando apenas existe para certos estímulos de luz. Escotoma em que a zona cega corresponde à mácula lútea.
Escotoma que pode ser encontrado em doentes com glaucoma. Consiste num escotoma paracentral que parte do ponto cego e que se curva à volta do ponto de fixação.
Escotoma (do grego: Skotos = escuridão) é uma área de alteração do campo visual que consiste de uma diminuição parcial ou total da acuidade da visão , rodeada por um campo de visão normal ou relativamente bem preservado.
Escotoma cecocentral: é um escotoma central (fixação) que se estende até a mancha cega e que envolve o feixe papilomacular (Figs. 3E e 4.2). É o tipo de alteração mais frequente nos casos de neurite retrobulbar, papilite (neurite óptica anterior), aqui é importante pensar em causa desmielinizante.
o escotoma arqueado aparece no exame de campo visual. ele é arqueado, pois corresponde a disposição das fibras nervosas na retina, ele é escotoma, pois estas fibras estão com mau funcionamento e nesta região a imagem é vista menos iluminada ou até não é vista dependendo da intensidade.