Existem dois tipos: a indoor, que é esporte olímpico com federações, regras, campeonatos e juízes, e a ao ar livre. – A escalada indoor tem agarras e é feita numa parede que é uma imitação de uma rocha. Muitas pessoas só escalam na rocha e não gostam da modalidade indoor.
Existiam três formas de escalada indoor:
Conceito de mandar uma via/boulder: A conquista na escalada se resume a conseguir escalar do começo ao fim de uma sequência apenas utilizando o próprio corpo para progredir, sem cair nem descansar utilizando equipamento. ... Basicamente, se o escalador já está lá no alto com cadeirinha e corda, ele está escalando uma Via.
Quais são as modalidades da escalada esportiva? De acordo com o especialista, existem basicamente quatro modalidades de escalada no Brasil: a tradicional, esportiva, de boulder e "big wall" (o nome vem do inglês "grande parede" e define um estilo livre de escalada em uma grande parede de rocha).
Ao contrário da Escalada feita na "rocha" (ou seja, em ambientes naturais como montanhas e falésias), a escalada indoor é praticada em locais fechados, como ginásios e academias (conhecidas também como academias de escalada).
A escalada indoor e outdoor é um esporte que se utiliza da força dos braços e pernas para alcançar o topo de paredões, rochas e falésias. Como a própria nomenclatura já diz, tanto pode ser praticada em ambientes naturais como em ginásios e clubes.
Existem várias modalidades de escalada: escalada de bloco, esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (alpinismo). Na escalada a pessoa deve encontrar diferentes meios para ultrapassar os obstáculos, seja em montanhas ou na parede de uma academia.
5 tipos de escalada incríveis que você precisa conhecer
Velocidade, boulder e guiada Nesta modalidade, os escaladores percorrem uma via fixa, que não muda de uma competição para outra, em uma parede com 15 metros de altura e 5 graus de inclinação negativa. Ela exige velocidade, e vence a competição quem chegar ao topo no menor tempo.
A escalada de bloco consiste em subir uma rocha ou um muro de treino, onde se privilegia mais a força física de explosão. A escalada tradicional caracteriza-se pelos pontos de segurança fixados nas paredes a subir.