Toda situação conflituosa é antecedida por um momento de tensão que se não for tratado adequadamente poderá crescer de forma progressiva para situações de confronto e violência, esse crescimento progressivo do conflito é que chamamos de escalada do conflito.
Qual a importância de se compreender a escalada de conflitos? Para alguns autores como Rubin e Kriesberg, há uma progressiva escalada, em relações conflituosas, resultante de um círculo vicioso de ação e reação. Cada reação torna‑se mais severa do que a ação que a precedeu e cria uma nova questão ou ponto de disputa.
A ciência do conflito (ou conflitologia), surgiu, de forma sistematizada, apenas por volta dos anos 19, na busca pelo mapeamento e compreensão do conflito, bem como por estratégias para resolução desses conflitos.
Há também um mecanismo que os estudiosos chamam de espirais de conflito. Isso quer dizer que, para cada ação, há uma reação posterior ainda mais agressiva e isso torna-se um ciclo vicioso no qual o conflito apenas se agrava.
Para Chiavenato (2004), existem vários tipos de conflitos: o conflito interno e o conflito externo. O interno, ou intrapessoal, envolve dilemas de ordem pessoal; o externo envolve vários níveis, como: interpessoal, intragrupal, intergrupal, intra-organizacional e interorganizacional.
Mediação – o mediador facilita o diálogo entre as partes, mas são elas que apresentam as soluções. ... Arbitragem – as partes indicam árbitros que irão dar a solução para o caso ao invés de levá-lo ao Judiciário.
Processos construtivos, segundo Deutsch, seriam aqueles em razão dos quais as partes concluiriam a relação processual com um fortalecimento da relação social preexistente à disputa.
Processo destrutivo é caracterizado pelo enfraquecimento ou rompimento da relação social preexistente à disputa em razão da forma pela qual é conduzida. A tendência desse tipo de conflito é expandir ou tornar-se mais acentuada ao longo do seu desenvolvimento.
É um procedimento consensual de solução de conflitos por meio do qual uma terceira pessoa neutra e imparcial, sem poder de decisão age, no sentido de encorajar e facilitar a resolução de uma divergência.
Marxismo, feminismo,diversas perspectivas weberianas e muitas outras – todas essas vertentes empregam alguma versão da teoria do conflito. As teorias do conflito investigam a importância dessas estruturas sociais na sociedade,as quais produzem tensões e rivalidades crônicas que eventualmente eclodem em violência.