O ESAR, é um método de classificação de jogos e brinquedos criado em 1982, pela canadense Denise Garon, que teve por base a teoria do jogo de Jean Piaget.
O primeiro campo de experimentação do modelo ESAR foi a Centrale des Bibliothèques de Québec. Este organismo dirige um grande número de base de dados documentais informatizados. Em 1981, a Centrale criou uma nova base de dados: "Jeux et Jouets" (jogos e brinquedos).
A segunda categoria é a dos brinquedos para jogos simbólicos (S), que são os objetos que possibilitam as crianças reproduzirem ou inventarem ações, situações, eventos e cenas de acordo com sua imaginação. ... é a dos jogos de acoplagem (A), em que os elementos do jogo quando reunidos compõem um novo conjunto.
Além dessas, segundo o ICCP (Centro Nacional de informação sobre o Brinquedo), a partir de 1981, os brinquedos são classificados da seguinte forma: funcionais, experimentais, de estruturação e de relação. Podem ser considerados funcionais à medida que se adaptam ao corpo da criança, tanto pela forma como pelo tamanho.
6 meses a 1 ano
Uma classificação que contemple as diversas possibilidades de movimento pode ser organizada como: brincadeiras de corrida e salto; brincadeiras com bola; brincadeiras de força e agilidade; brincadeiras de esconder; brincadeiras de cantar; brincadeiras educativas especiais e brincadeiras de movimento espontâneo.
O Sistema ESAR de Classificação de Brinquedos Esse método específico de análise de brinquedos e jogos foi elaborado pela psicóloga canadense Denise Garon em 1982.
Acompanhe a seguir algumas delas!