Significado de epistar Fazer com que uma substância sólida seja convertida em massa, moendo-a com o auxílio de almofariz. Etimologia (origem da palavra epistar). E + pistar/ do latim pistare.
A epistaxe afeta todas as idades, sem predileção por sexo. Ocorre mais frequentemente no inverno, em virtude das alterações climáticas (baixa umidade relativa do ar e baixas temperaturas), que levam a uma maior fragilidade da mucosa nasal.
A epistaxe é definida como um sangramento de origem na mucosa nasal e decorre de uma alteração da hemostasia normal do nariz. Esta hemostasia pode estar comprometida devido a anormalidades na mucosa nasal, a perda da integridade vascular ou a alterações de fatores de coagulação.
A epistaxe, popularmente conhecida como sangramento nasal, é a principal emergência otorrinolaringológica. Estima-se que cerca de 60% das pessoas no mundo apresentarão epistaxe pelo menos uma vez na vida. Apenas 6% dos casos necessitam de intervenção médica.
Causas sistêmicas
As causas de epistaxe podem ser várias, sendo a região anterior responsável por 90 a 95% dos casos. As causas mais comuns de epistaxe são: iatrogênicas, uso de descongestionantes tópicos e devido a condições ambientais que propiciem ar seco.
Causas locais
As causas são variadas e vão desde simples traumas ao limpar o nariz, ressecamento nasal pela baixa umidade do ar, alterações na anatomia nasal como desvios do septo nasal até problemas mais sérios, como alterações da coagulação do sangue ou tumores.
As causas mais comuns de sangramento nasal são o ressecamento associado ao tempo seco e traumas como assoar ou cutucar o nariz com muita força. Alergias, desvio de septo, sinusite, uso frequente de sprays nasais ou drogas aspiráveis também podem levar à hemorragia.