Que tenta alcançar o prazer sensual, amoroso ou gastronômico. substantivo masculino Indivíduo que segue os preceitos do epicurismo.
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
Na verdade, Epicuro se autoproclamava um terapeuta do espírito, um médico das almas e um cirurgião das paixões. ... Na escola que fundou, chamada de O Jardim, Epicuro acolhia mulheres, prostitutas e até mesmo escravos.
1. Relativo ao estoicismo; austero; impassível. 2. Discípulo de Zenão.
São semelhanças entre o epicurismo e o estoicismo o fato de ambas serem teorias éticas antigas e que são bastante significativas do modo como os gregos concebiam a vida para além das filosofias de Platão e Aristóteles.
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.