A peroxidase é uma importante enzima das plantas (EC 1.11.1.7). Está envolvida em diversas reações, ligações de polissacarídeos, oxidação do ácido indol 3 acético, ligações de monômeros, lignificação, cicatrização de ferimentos, oxidação de fenóis, defesa de patógenos, regulação da elongação de células e outras.
As peroxidases têm um papel importante na desintoxicação celular ao eliminar o peróxido de hidrogênio, que é uma espécie reactiva de oxigénio. ... A catalase, enzima que catalisa a dismutação do peróxido de hidrogênio, também é uma peroxidase.
A peroxidase (POD) é do grupo das oxidoredutases, sendo capaz de catalisar um grande número de reações oxidativas em plantas usando peróxido como substrato, ou, em alguns casos, oxigênio como um aceptor de hidrogênio. Em vegetais, a peroxidase induz a mudanças negativas de sabor durante a estocagem.
A produção de lignina peroxidase e lacase no meio caldo Sabouraud pelo fungo Penicillium commune, atingiu 2.500 U/L e 1.947 U/L respectivamente, enquanto que no mesmo meio adicionado com óleo diesel o fungo Penicillium commune apresentou uma atividade de 4.620 U/L.
Existe a metodologia de análise tradicional, bem como uma metodologia alternativa. Metodologia tradicional: a enzima peroxidase ao hidrolisar o peróxido de hidrogênio, libera oxigênio, fazendo com que o guaiacol obtenha uma coloração laranjada, que significa resultado positivo.
A pesquisa de fosfatase e peroxidase é útil porque fornece informações a respeito da pasteurização, indicando se o processo foi realizado de maneira satisfatória.
Nas plantas, as enzimas participam da fotossíntese, o processo pelo qual as plantas usam a luz solar para produzir seu próprio alimento. Outras enzimas carregam partes de uma molécula a outra, ou ajudam uma célula a queimar combustível.
Organela citoplasmática responsável por produzir enzimas digestivas. Os peroxissomos ou peroxissomas são organelas citoplasmáticas presentes nas células de animais e plantas.