[ Medicina ] Sensação à palpação que se assemelha à de uma pasta (ex.: empastamento na região da cicatriz abdominal).
Sensação dada à palpação de uma zona ou região inflamada por infiltração dos tecidos.
Quando um membro inferior é comparado com outro durante a palpação, nota-se menor mobilidade da panturrilha que fica empastada.
O empastamento (endurecimento) da panturrilha ocorre por congestão venosa muscular, mas nem sempre está presente.
O empastamento (endurecimento) da panturrilha ocorre por congestão venosa muscular, mas nem sempre está presente.
Como o processo empastamento e acoplamentos são realizados? Apesar de parecer um processo complicado, ambos são simples. Utiliza-se a cola e as partes impressas. Então, aplica-se a cola, depois faz a união de ambas as partes.
Uma trombose venosa profunda (TVP) é um coágulo sanguíneo que costuma se formar nas veias profundas da parte inferior da perna ou do braço e que pode bloquear o retorno venoso.
A trombose venosa profunda é um distúrbio vascular mais comum em idosos. Deve-se suspeitar de uma trombose quando há dor na perna e essa fica inchada e dura. A trombose ocorre quando um trombo entope uma das veias das pernas, bloqueando a circulação a partir desse local.
Para a doença em membros inferiores, deve-se pensar, entre os mais prevalentes, em espasmo muscular ou trauma local – especialmente nos casos cirúrgicos – tromboflebite superficial e insuficiência venosa periférica.
Sua panturrilha, localizada na parte de trás da perna, logo abaixo do joelho, é composta por três músculos (gastrocnêmio, sóleo, plantar).