Momento exclusivo dos machos no momento do orgasmo; Liberação do sêmen para a procriação; Jatos de sêmen que sai do pênis para fertilizar as fêmeas.
A emissão ocorre um ou dois instantes antes da ejaculação propriamente dita: Acredita-se que os orgãos internos se contraiam de modo a que os vários componentes do ejaculado possam acumular-se na uretra bulbar, imediatamente antes da expulsão efetuada pelo poderoso mecanismo muscular bulbar.
A polução noturna parece estar relacionada com a abstinência sexual prolongada, fadiga, sonhos eróticos, cansaço excessivo, aperto no prepúcio ou até mesmo uma inflamação da próstata, e acontece durante a fase REM do sono, em que a atividade nervosa é mais intensa, podendo resultar em excitação e ejaculação.
Em Gênesis 38:9 lê-se o versículo completo "Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão." Segundo muitos estudiosos a causa porque Deus o matou foi por "não dar descendência a ...
Logo atrás da próstata, estão as glândulas denominadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen. A uretra, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo através do pênis, atravessa o centro da próstata.
A frequência das emissões noturnas é altamente variável. Alguns relataram que é devido a ser sexualmente inativo por um período de 1–2 semanas, sem nenhum envolvimento em relação sexual ou masturbação.
"Se um homem tem uma emissão de sêmen, ele deve banhar todo o seu corpo em água e ser impuro [hebraico tameh] até a tarde. E toda vestimenta e toda pele da qual o sêmen vier serão lavados com água e ser impuro até a noite. "
A natureza alcalina do líquido ajuda a neutralizar o ambiente ácido da uretra masculina e trato genital feminino, que, de outra maneira, tornaria inativos e mataria os espermatozoides. O líquido secretado pelas vesículas seminais normalmente constitui 60% do volume de sêmen.