A ilegalidade no comércio da fauna silvestre no Brasil Os bichos são retirados do seu habitat para viver com o homem. Por esse motivo, se um animal não for autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) a ser adotado, essa comercialização de animais silvestres é crime.
Animais silvestres são os passarinhos, papagaios, corujas, cobras, jabutis, sapos, peixes, macacos, tamanduás, onças e tantos outros que vivem na natureza ou foram retirados da natureza a poucas gerações.
A fauna silvestre é de grande importância para o equilíbrio do ecossistema. ... Animais silvestres também inibem a proliferação de doenças, pois consegue sobrevier em seu habitat, por exemplo, com a leishmaniose que tem como vetor o mosquito palha. Tem ainda ação de animais como agentes polinizadores.
Valores atribuídos à fauna, sejam eles financeiros, afetivos, estéticos, simbólicos ou intrínsecos, assim como a percepção dos riscos associados a ela e a disposição para assumir esses riscos, variam de pessoa para pessoa, entre grupos sociais e entre culturas; uma população de animal silvestre pode ser grande demais ...
Atualmente, existem no Brasil mais de 120 mil espécies de animais e 40 mil de plantas. ... O objetivo é que até 2020 o risco de extinção de espécies ameaçadas chegue próximo a zero, com melhoras significativas na situação de conservação daquelas que estão em declínio ou em alguma categoria de risco.
Além disso, quando criados em casa, os animais silvestres ilegais podem transmitir várias doenças, como a raiva, a leptospirose, a toxoplasmose e a leschimaniose, que levar até a morte.
Neste caso, os animais mais procurados são araras, papagaios e beija-flores. Já os animais para companhia mais populares são iguanas, jiboias, arararas e papagaios, além de pássaros de canto e macacos. Outro uso comum de animais traficados é a biopirataria - que retira animais da natureza para pesquisas científicas.
O papagaio, arara, mico-leão-dourado, onça-pintada, canário, ema, tamanduá, sagui, jacaré, cágado e tartaruga são alguns dos inúmeros exemplos de animais silvestres. O tamanduá-bandeira é um animal silvestre.
Como se sabe, a fauna silvestre tem importância fundamental: – no equilíbrio dos ecossistemas em geral, pois muitos animais são vitais à existência de muitas plantas, pois se constituem no elo de procriação já que são seus agentes polinizadores, como no caso dos beija-flores, insetos como borboletas, besouros etc.