A Eletroquímica é um ramo da Físico-Química que estuda as reações em que há transferência de elétrons (reações de oxirredução) e a sua conversão em energia elétrica, bem como o processo contrário, isto é, a conversão de energia elétrica em energia química. O primeiro processo é o que ocorre nas pilhas e baterias.
A eletroquímica é o ramo da química que estuda as pilhas, as baterias e as eletrólises. A Eletroquímica é o campo de pesquisas que estuda as relações existentes entre reações de oxidorredução e corrente elétrica.
As questões de Eletroquímica no Enem envolvem a relação de situações-problema com os conteúdos sobre pilhas, baterias e eletrólise.
Na Indústria: a eletroquímica constitui um importante processo industrial, a galvanoplastia - processo usado para cromar peças de automóveis (para-choques, por exemplo) e fabricação de semijoias. Em casa: brinquedos infantis, lanternas, controles de TVs, PDAs (Assistente Pessoal Digital), portões eletrônicos, etc.
A Eletroquímica é a parte da Química que estuda a produção de corrente elétrica por meio de reações químicas (pilhas e baterias) e o processo inverso a esse (eletrólise).
De forma espontânea, o pedaço de metal quente se esfria em temperatura ambiente, no entanto, nunca foi observado um pedaço de metal aquecendo espontaneamente sob as mesmas condições de temperatura. Assim, podemos dizer se trata de um processo espontâneo.
A pilha alcalina é composta de um ânodo de zinco poroso imerso em uma solução (mistura eletrolítica) alcalina (pH~14) de hidróxido de potássio ou de hidróxido de sódio (bases), e de um cátodo de dióxido de manganês compactado, envoltos por uma capa de aço niquelado, além de um separador feito de papel e de um isolante ...
As pilhas e as baterias são dispositivos estudados em Eletroquímica que transformam energia química em energia elétrica. Dentro desses aparelhos ocorrem reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, produzindo assim corrente elétrica.
As questões sobre estequiometria no Enem sempre envolvem cálculos matemáticos de proporcionalidade, que relacionam, além da massa, concentração, volume, massa molar e número de mols. É importante estar atento às unidades de medida dos dados que são fornecidas e a que se pede na resposta final.