Às diversas operações mentais inconscientes, mediante as quais um conteúdo latente se torna manifesto, dá -se o nome de elaboração onírica ou dramatização do sonho.
A esse trabalho15 de distorção, que transforma os pensamentos latentes em conteúdo manifesto, Freud chama de elaboração onírica, ou "trabalho do sonho"; e o trabalho inverso, que procura chegar ao conteúdo latente partindo do manifesto, e que visa decifrar a elaboração onírica, é o trabalho de interpretação.
A censura refere-se ao conflito psíquico provocado pelo recalque. Nos sonhos ocorre uma diminuição do rigor da censura e o aparecimento de sentimentos, representações, imagens desagradáveis, que podem ser justificados por um fracasso no processo de elaboração onírica.
Segundo Garcia-Roza (1991), a distorção em que é submetido o conteúdo do sonho é produto do. o conteúdo manifesto condensado, deslocado, simbolizado ou através da elaboração secundária. manifesto condensado, deslocado, simbolizado ou através da elaboração secundária.
Porém, o inconsciente tenta a todo custo se manifestar e este realiza a chamada elaboração onírica ou deformação do sonho que consiste no processo de transformação e modificação do conteúdo latente para o manifesto, sendo o latente sempre maior.
O que é Onírico: A palavra tem sua origem etimológica a partir do grego óneiros, que quer dizer literalmente "sonho". ... Diz-se quem uma pessoa vive em um mundo onírico, quando aparenta ser "desligada" da "realidade", caracterizando-se como um indivíduo imaginativo e/ou criativo.
No livro "A Interpretação dos Sonhos dos Sonhos" Freud afirma que os sonhos são a realização de um desejo. Trata-se de desejos escondidos, desejos que, muitas vezes, não realizamos devido às imposições sociais.
Como o sonho tem a ver com a vida inconsciente, segundo os conceitos da psicanálise freudiana, é durante o sono que ela se manifesta. ... "Para Freud, o inconsciente era como a parte de baixo de um iceberg, sendo o consciente o lado visível. A psicanálise serve justamente para a 'apropriação' dessa parte de baixo.
Existem dois mecanismos principais pelos quais a censura opera a deformação do conteúdo latente dos sonhos: a condensação e o deslocamento.