A educação postural se preocupa com esse sistema tônico postural e suas alterações, com o objetivo de promover um equilíbrio entre as cadeias musculares e permitir uma postura adequada.
É o profissional de Educação Física que tem o papel primordial como professor e orientador na profilaxia dos vícios posturais e na reeducação motora.
Resposta: A má postura e dor na coluna são problemas recorrentes na vida das pessoas. Por isso, a educação postural é tão importante, pois ela ensina a maneiras correta de praticar as atividades mais comuns do dia a dia, como sentar-se e ficar em pé de maneira a beneficiar a postura e o corpo.
O objetivo principal da avaliação postural na escola é identificar os desequilíbrios mais evidentes a fim de evitar prescrição de exercícios que possam vir a acentuar esses desequilíbrios. Mais do que prescrever atividades físicas, a função do professor de Educação Física é orientar.
Explicação: manter correta a posição do corpo evita dores nos músculos e nas articulações e favorece o equilíbrio, a flexibilidade, a respiração e até mesmo a digestão.
Valladão, Lima e Barroso (2009) sugerem que os professores de Educação Física realizem avaliações posturais nos alunos pois, segundo eles, através delas é possível identificar possíveis desequilíbrios, cabendo aos professores encaminhar seus alunos para atividades de maior benefício a cada um, sem correr riscos, além ...
"A avaliação postural é o ponto de partida para o fisioterapeuta identificar quais as alterações na postura, e a partir deste ponto poder iniciar sua linha de raciocínio clinico.
A má postura e dor na coluna são problemas recorrentes na vida das pessoas. Por isso, a educação postural é tão importante, pois ela ensina a maneiras correta de praticar as atividades mais comuns do dia a dia, como sentar-se e ficar em pé de maneira a beneficiar a postura e o corpo.
Desequilíbrios musculares; Fadiga; Desvios posturais: escoliose, hiperlordose, e hipercifose.
Segundo Gaya (1999) estudos normativos sugerem que força e resistência de membros superiores e inferiores e tronco são necessários nos programas de Educação Física.