Ebulição é a mudança do estado líquido para o gasoso, sendo um fenômeno físico endotérmico de interesse das disciplinas da Física e Quimíca. Um exemplo de ebulição é a fervura da água. O Ponto de Ebulição é a temperatura em que determinados líquidos começam a ferver.
Evaporação é um conceito do ramo da Física, que remete para o ato de evaporar, ou seja é a redução de um líquido para o estado de vapor. Com origem no termo em latim evaporare, e segundo a Física, a evaporação é a passagem lenta de uma substância que está no estado líquido para o estado gasoso.
Ebulição: nesse caso, a passagem do estado líquido para o gasoso é causada por um aumento na temperatura, por isso é mais rápida que a anterior. Há a formação de bolhas, sendo bastante perceptível a olho nu, pois ela ocorre com agitação e em toda a extensão da matéria. Exemplo: Água fervendo.
1 ebulição, excitação, entusiasmo, tumulto.
Sublimação consiste no processo de transformação do estado sólido para o estado gasoso, sem ter passado pela fase líquida. O fenômeno inverso chama-se ressublimação, que é a passagem do gasoso para o sólido.
Na primeira etapa do ciclo, ocorre o processo de evaporação das águas dos rios, lagos e oceanos em direção à atmosfera, ou seja, no caminho das nuvens. Esse processo ocorre porque a água é capaz de evaporar, passando do líquido para o gasoso, quando há um aumento de temperatura.
A evaporação é um dos processos que constituem o ciclo da água. A energia proveniente do Sol, aquece a superfície livre dos lagos, rios, mares e oceanos. Este aquecimento faz com que uma parte da água evapore, passando para o estado de vapor.
O ponto de fusão corresponde à temperatura em que determinado material passa do estado sólido para o líquido; e o ponto de ebulição é a máxima temperatura em que um material pode existir na fase líquida, sob determinada pressão.
Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado de vapor. Mas, existem três formas em que essa mudança de estado pode ocorrer, pois sua velocidade pode variar, dependendo da quantidade de energia fornecida. Essas três formas são a evaporação, a ebulição e a calefação.