Assim, para indivíduos, EAR e UL são as categorias de referência mais adequadas para a avaliação de dietas, enquanto RDA ou AI devem ser utilizadas como metas de ingestão. Valores habituais de consumo abaixo do EAR denotam grande probabilidade de inadequação, e acima do UL, risco de desenvolvimento de efeitos adversos.
É importante lembrar que a RDA é um valor de referência utilizado como meta de ingestão na elaboração da dieta para indivíduos saudáveis. Valor de referência utilizado quando o conjunto de informações científicas não são suficientes para o cálculo da necessidade média estimada (EAR).
Limite Superior Tolerável de Ingestão (Tolerable Upper Intake Level/ UL): é o valor mais alto de ingestão diária continuada de um nutriente que aparentemente não oferece nenhum efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou gênero.
Estimated Average Requirement (EAR) É o valor médio de ingestão diária estimada para atender às necessidades de 50% de indivíduos saudáveis de um grupo em determinado estágio de vida e gênero. Neste nível de ingestão, a outra metade do grupo não tem suas necessidades atingidas (Figura 1).
EAR (Estimated Average Requirement) - Necessidade Média Estimada. É o valor de ingestão diária de determinado nutriente suficiente para satisfazer os requerimentos de metade (50 %) dos indivíduos saudáveis de um grupo de mesmo gênero e estágio de vida.
Os 4 valores de referência para o consumo de nutrientes são: necessidade média estimada (EAR), ingestão dietética recomendada (RDA), ingestão adequada (AI) e nível de ingestão máximo tolerável (UL).