EAN significa European Article Number (inglês) ou Numeração Européia de Artigos (português), essa sigla é um código de barras composto por uma sequência numérica de 13 dígitos ( daí veio o nome código EAN-13) que foi criada na Europa pela GS1 e hoje é utilizada em todo o mundo.
Código de barras GTIN (antigo código EAN) do produto que está sendo faturado na NF-e. O GTIN poderá ser GTIN-8 (antigo EAN-8), GTIN-12 (antigo UPC), GTIN-13 (antigo EAN), GTIN-14 (antigo DUN-14).
ACódigo de barras GTIN (antigo código EAN) do produto tributável, ou seja, a unidade que é utilizada para calcular o ICMS de Substituição Tributária, como por exemplo a unidade de venda no varejo. GTIN poderá ser GTIN-8 (antigo EAN-8), GTIN-12 (antigo UPC), GTIN-13 (antigo EAN), GTIN-14 (antigo DUN-14).
Geralmente fica ao lado do código de barras, na caixa do produto ou em sua embalagem. É numérico e possui de 8 a 14 dígitos. Não contém letras, exceto para autopeças. Podem ser de diversos tipos como o EAN, ISBN, PART NUMBER ou o GTIN.
Códigos de paísCódigoPaísEntidade responsável780ChileGS1 Chile784ParaguaiGS1 Paraguai786EquadorGS1 Equador7BrasilGS1 BrasilMais 112 linhas
Mas o que é exatamente o SKU? É a sigla em inglês para Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque. Trata-se de um código identificador único de um produto, e é utilizado para controle do estoque.
O aplicativo Inbar consegue capturar e interpretar dados dos padrões de códigos EAN-13, GS1 DataBar, GS1 DataMatrix, GS1-128, GS1 QRCode e QRCode. O objetivo do Inbar é facilitar acesso às informações confiáveis e detalhadas dos produtos e também das empresas aos consumidores.
Para encontrar o GTIN, consulte o código de barras no item, na embalagem do seu produto ou na capa do livro. Veja abaixo um exemplo de código de barras para saber como o GTIN pode ser exibido no seu produto. É importante lembrar que nem todos os produtos têm um GTIN.
A forma correta de gerar um código EAN é se filiando à GS1, que é a Associação Brasileira de Automação. Você vai precisar informar seu CPF ou CNPJ e enviar a documentação da empresa pelos Correios. Existe uma taxa de inscrição para a filiação e também uma anuidade.
Para gerar códigos GTIN/EAN corretamente é necessário se filiar à GS1 (saiba como fazer isso na continuação deste post). Você então receberá um código para acesso ao Cadastro Nacional de Produtos (CNP). É dentro do CNP que todos os novos códigos serão gerados.