Porto seco, ou Estação Aduaneira do Interior (EADI), nada mais é do que uma área alfandegada de uso público localizada em uma zona secundária. Ou seja, fora dos portos principais e próxima de regiões com grande volume de produtos a serem comercializados, tanto para importação de mercadorias como exportação.
EADI é um terminal alfandegáriode uso público, localizado num porto seco, em zona secundária. As EADIs oferecem serviços dedesembaraço, entrepostagem, desova, movimentação de conteineres e mercadoriasem geral, destinadas à importação ou exportação.
1º Estação Aduaneira Interior - EADI é o terminal alfandegado de uso público, instalado em zona secundária, em região de expressiva concentração de carga importada ou a exportar.
EADI é um terminal alfandegário de uso público, localizado num porto seco, em zona secundária. ... A Estação Aduaneira do Interior conta com um posto fixo da receita federal que faz com que o desembaraço ganhe maior agilidade. A desburocratização das EADIs, também contribui para agilizar o trâmite de cada processo.
Vantagens da EADI na Exportação e o DAC
Muitas pessoas não conhecem, mas quem é do ramo já ouviu falar no desembaraço aduaneiro. Ele é conhecido como a liberação de uma mercadoria pela alfândega para que esta possa entrar no país, nesse caso a importação. O mesmo serve para a saída, a exportação.
Eles são utilizados para movimentação, armazenagem e despacho de mercadorias e bagagens em regime de importação e/ou exportação, até o seu efetivo desembaraço pelos órgãos anuentes.
"Na importação, por meio do regime Entreposto Aduaneiro, as mercadorias enquanto depositadas no Porto Seco, podem ficar até dois anos suspensas do pagamento de tributos federais, que podem chegar até 50% do valor das mercadorias. ...
adjetivo Alfandegário; próprio da alfândega, do órgão público que fiscaliza a entrada e saída de mercadorias, em aeroportos e fronteiras, cobrando as taxas que lhe são correspondentes: taxas aduaneiras. ... Aduana + eiro.
Enquanto os Portos Secos só podem funcionar em áreas determinadas pelo governo e ser operados por empresas escolhidas por licitação, um CLIA é destinado a qualquer empresa que atenda aos requisitos de segurança e de controle exigidos em lei.