A sigla EBITDA vem do inglês Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. O EBITDA é um indicador da saúde financeira da empresa, mostrando apenas os lucros gerados através das atividades operacionais, desconsiderando possíveis empréstimos, investimentos e impostos.
O cálculo do Ebitda é muito simples, basta subtrair da receita líquida de uma empresa as despesas, exceto depreciação e amortização.
EBITDA é a sigla para lucro obtido antes dos descontos de juros, impostos, depreciações e amortizações, auxiliando o investidor na compra de ações na Bolsa de Valores. EBITDA é um indicador financeiro que leva em consideração o lucro obtido antes do desconto de impostos, juros, depreciações e amortizações.
Já para calcular o EBITDA, é preciso somar ao lucro operacional a depreciação e amortização inclusas no CMV e nas despesas operacionais. Isso porque essas contas não representam saída de caixa efetiva no período.
O Ebitda é um importante indicador que possibilita medir de maneira eficiente os resultados de uma empresa, uma vez que não incorpora em seu cálculo efeitos financeiros e possíveis decisões contábeis. Através dele é possível conhecer a origem dos recursos e o potencial de ganho ou a origem de possíveis prejuízos.
O ebit vem da sigla em inglês "Earnings Before Interest and Taxes". Em tradução livre quer dizer "lucro antes dos juros e tributos". ... Em resumo, o ebit diz respeito apenas ao lucro operacional da empresa. Isso quer dizer que despesas ou receitas financeiras não são inclusas nesse tipo de cálculo.
O EBITDA é utilizado para calcular vários tipos diferentes de múltiplos, que são indicadores de mercado que ajudam a analisar empresas e suas ações. Chega-se a um múltiplo dividindo elementos como lucro líquido, receita, endividamento e o próprio EBITDA um pelo outro.
Ele é calculado com esta fórmula: Lucro operacional = Lucro Bruto – Despesas Operacionais + Receitas Operacionais. Esse valor faz parte da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Esse documento é um resumo dos resultados em um período, geralmente um ano.
Por que é interessante usar o EBITDA? Segundo especialistas, o indicador pode ser utilizado na análise da origem dos resultados das empresas e, por eliminar os efeitos dos financiamentos e decisões contábeis, é capaz de medir com mais precisão a produtividade e a eficiência do negócio.
Traduzido literalmente, significa lucro antes dos impostos, juros, depreciação e amortização. Ou seja, o EBITDA corresponde ao caixa que a empresa consegue gerar somente com a sua atividade operacional.