Trata-se do sentimento que nos faz sentir, com o outro, a dor que o afeta. Aliás, sentimos isso, diz Rousseau, em relação a qualquer ser vivo: não apenas seres humanos, mas também animais. Mesmo que não conheçamos o outro, a dor que o toca igualmente atinge a nós.
Um indivíduo de personalidade sádica nada mais é que alguém que sente prazer com o sofrimento alheio. Indo na contramão do senso comum, algumas pessoas saboreiam quando percebem que alguém está sofrendo por algo.
A empatia permite que possamos carregar a dor de outra pessoa, de modo aliviar um pouco da mesma, pois ela é compartilhada com aqueles que estão ao seu redor. Por isso que sentimos a dor do outro. Como humanos, existe uma necessidade inerente de ajudar aqueles com os quais nos importamos e sentir a dor de outra pessoa.
Link: Masoquismo é o termo usado para designar o comportamento de uma pessoa que sente prazer a partir da dor e/ou do seu próprio sofrimento. A palavra também está associada a práticas sexuais onde há obtenção da satisfação através da dor física, mas o conceito é amplo e vai muito além do que percebemos.
Significado de sádico: Aquele que sente prazer ao fazer outra pessoa sofrer.
Sadismo é uma palavra usada para se referir a um indivíduo que sente prazer com o sofrimento alheio. ... Quem apresenta esse comportamento é chamado de sádico. A palavra sadismo também pode ser usar usada mais informalmente para se referir a uma pessoa que tem como característica ser excessivamente má ou cruel.
Empatia. O contrário da indiferença e do desprezo. É a nobre característica de quem tem apreço pelo outro. Empatia é a qualidade daquele que consegue se conter diante dos encantos do seu ego para sentir com o coração de quem vive o tormento.
Como não sofrer a dor do outro
1. [ Psicologia, Psiquiatria ] Perversão sexual em que a satisfação depende do sofrimento físico ou moral infligido a outrem. 2. Prazer em fazer ou ver sofrer outrem.