Distância do poder É uma forma de medir quanto membros menos poderosos em uma sociedade aceitam e esperam a distribuição desigual existente. Está diretamente relacionada com a maneira encontrada pelas diferentes sociedades em lidar com as questões de desigualdade entre os indivíduos.
Resultado dos estudos do psicólogo holandês Geert Hofstede, a dimensão cultural é a análise dos perfis comportamentais de indivíduos com base nas suas influências culturais. ... São choques culturais, sim, mas podemos aprender imensamente com eles.
Elas são: a inovação, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, gestão de pessoas, orientação para as equipes, agressividade e estabilidade.
Conforme falamos, o autor definiu cinco dimensões. A primeira delas é a distância de poder. A segunda, individualismo versus coletivismo e a terceira orientação de longo prazo versus curto prazo. ... Todas as dimensões culturais têm dois polos.
Ainda segundo o autor, uma pesquisa relacionada com o IDP, apontou o Brasil como líder de uma distância que não favorece às melhores decisões. Considerando-se estarmos imersos na sociedade da sabedoria, cabe repensar a importância da escuta inteligente por parte do poder.
115) "é definida como os fatores, tais como diferenças no idioma, práticas culturais e de negócios, que previnem ou perturbam o fluxo de informação entre a empresa e o mercado". Celaya e Swift (2006, p. 231) "grau / extensão da diferença que as pessoas de uma cultura percebem entre elas e as pessoas de outra cultura".
Esse critério fundamentou a concepção que hoje compreende a cultura em três dimensões: simbólica, cidadã e econômica.
A dimensão econômica deve ser vista como o desenvolvimento da economia com a finalidade de gerar melhoria na qualidade de vidas das pessoas. ... Seu objetivo geral é analisar a ligação direta entre a dimensão econômica da sustentabilidade com a economia verde e a Teoria do decrescimento.
Conforme Guedes et al (2002), as dimensões propostas por Sachs são: a sustentabilidade ecológica (SEC); a sustentabilidade espacial (SEP); a sustentabilidade econômica (SE); a sustentabilidade social (SS); e a sustentabilidade cultural (SC).
Assim, os modelos de gestão foram caracterizados nos seus aspectos organizacionais, a partir da identificação de quatro dimensões analíticas: estrutura, estratégia, relação com o ambiente e a dimensão política.