Disfunção cortical posterior progressiva (DCPP) é um síndrome insidiosa caracterizada por distúrbios do processamento visual superior. Ela afeta tanto a via dorsal (occipito-parietal) como a ventral (occipito-temporal), alterando o processamento visuoespacial e reconhecimento visual, respectivamente.
Essa disfunção varia de perda absoluta de consciência (como acontece no coma), a desorientação e incapacidade de prestar atenção (como acontece no delirium), como também ao comprometimento de uma ou várias das muitas funções específicas que contribuem para a experiência consciente.
As principais disfunções são: Disfasia, Dislexia, Disgrafia, Disortografia, Discauculia, Déficit de atenção (com ou sem hiperatividade) e Lesão Cerebral.
RESUMO: A Disfunção Cerebral Mínima (DCM) é um distúrbio neurocomportamental, clinicamente caracterizado por dificuldade em controlar impulsos, manter a atenção, e realizar atividades motoras que exijam coordenação e equilíbrio.
Relativo a córtex ou córtice. ... [ Anatomia, Medicina ] Relativo ao córtex cerebral ou renal.
1. [ Patologia ] Perturbação do funcionamento de um órgão ou aparelho. 2. Mau funcionamento.
Que não é específico ou especificado (ex.: mal-estar inespecífico).
A lesão na parte frontal do lobo parietal esquerdo ou direito causa a sensação de dormência e debilita as sensações no lado oposto do corpo. Os indivíduos afetados têm dificuldade em identificar o tipo de sensação e a sua localização (dor, calor, frio ou vibração).