A Didática Profissional é uma disciplina que alia a Análise da Atividade e a teoria piagetiana para a formação de novas competências no trabalho.
O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. ... Desta forma, os alunos são impulsionados a interagir uns com os outros e são incentivados a terem as suas próprias experiências.
Libâneo classifica as tendências pedagógicas em dois grupos de pedagogia: Liberal e Progressista, continuando a análise da educação em relação à estrutura social, mas centrando-se na prática pedagógica do professor, isto é, a posição dos professores, na sua prática docente, adotam em relação aos condicionantes sociais.
A teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A mar- ginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número maior ou menor de membros da sociedade.
A Didática Profissional teve sua origem na França, surgindo no final dos anos de 1990, tendo como finalidade a compreensão e o desenvolvimento profissional de adultos, envolvendo o ambiente de formação e o ambiente de trabalho. ... Também apurou-se depoimentos de sujeitos in lócus de formação.
Segundo Chevallard, a Transposição Didática é entendida como um processo no qual um conteúdo do saber que foi designado como saber a ensinar sofre, a partir daí, um conjunto de transformações adaptativas que vão torná-lo apto para ocupar um lugar entre os objetos de ensino.
De forma geral, o método Montessori: "Procura formar as crianças para a vida, saindo da esfera conteudista do ensino tradicional. Seu foco está em desenvolver os alunos de forma holística, abrangendo suas competências sociais, emocionais e intelectuais."
Método Construtivista: o que é e como surgiu Ao analisar as crianças desde o nascimento até à adolescência, Piaget concluiu que o aprendizado é um processo dinâmico. A partir de um papel ativo, por meio da pesquisa e da descoberta, as crianças constroem o próprio conhecimento - daí a palavra construtivismo.
A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. ... Não há lugar para o aluno atuar, agir ou reagir de forma individual. Não existem atividades práticas que permitem aos alunos inquirir, criar e construir.
Principais Teorias Pedagógicas de Aprendizagem