Significado de Dialogia substantivo feminino Emprego repetido da mesma palavra em sentidos diferentes; dilogia. Etimologia (origem da palavra dialogia). Di(a) + logia.
Os termos monológico e dialógico são categorias de análise tanto num texto verbal ou escrito. A palavra do outro está sempre lá, mas ela pode ser mais ou menos assimilada ou escondida, mais ou menos estrangeira. Num texto, as vozes são múltiplas, assim como são múltiplos os momentos e os modos em que se fazem ouvir.
O dialogismo é constituído por relações entre índices sociais de valores que constituem o enunciado, compreendido como unidade da interação social. ... Portanto, o dialogismo não se restringe ao diálogo face a face, mas a todo enunciado no processo de comunicação manifestado em diferentes dimensões.
Que pretende provocar discussão, debate, diálogo. "Este é um texto que possui um caráter dialógico". Assim, ele deve ser lido como início de um debate, despertando interesse pelo assunto e levando a uma tomada de posição do leitor, discordando ou concordado, dando uma resposta ao autor do texto.
O conceito de dialogismo foi elaborado pelo linguista russo Mikhail Bakhtin, que o explica como o mecanismo de interação textual muito comum na polifonia, processo no qual um texto revela a existência de outras obras em seu interior, as quais lhe causam inspiração ou algum influxo.
Significado de Interdiscursividade [Linguística] Concepção que afirma haver relação de um discurso com o outro, sendo o sentido retomado pela comunicação ou pelas práticas sociais, que se efetiva entre sujeitos, em alguns casos, entre o autor e o leitor. ... De inter "entre, dentro de, no meio" + discurso - o + i + dade.
1. Monológico. Individual/segue uma lógica pessoal.
substantivo feminino Ato de monologar, costume de falar sozinho ou para si. Ação de recitar monólogos; cena monologada.
Trata-se de um ensino do tipo horizontal, pautado na promoção do diálogo, da curiosidade e do posicionamento crítico do educando. A pedagogia dialógica, portanto, promove o debate aberto, por meio da validação das respostas dos alunos, que interagem tanto com o professor como uns com os outros.
Quando a filosofia pergunta "o que é?", "como é?" e "por que é?", realiza sua virtude dialógica, ou seja, procura comunicar-se com as coisas e ao dirigir-se ao homem, comunicar-se com a sua capacidade de conhecer, procurando discutir o sentido da vida, da existência e o que é o homem.