A palavra Deve encontra-se no presente do modo indicativo. A palavra Haver corresponde a uma síntese da expressão «tem a haver» e corresponde ao futuro perifrástico que tanto apreciamos.
O que é deve e haver no livro caixa? ... Sendo assim, nas páginas do livro Caixa, onde constam as expressões DÉBITO e CRÉDITO, são lançados, respectivamente, os recebimentos e os pagamentos. Contudo o débito pode ser substituído pela expressão DEVE e o crédito por HAVER.
A escrituração deve ser efetuada por receita e despesa, individualmente, em ordem cronológica de dia, mês e ano, não podendo conter rasuras, emendas ou borrões. Nas páginas do livro Caixa, onde constam as expressões DEVE e HAVER ou DÉBITO e CRÉDITO, são lançados, respectivamente, os recebimentos e os pagamentos.
"Devem haver outras formas de cultivar uma exposição de arte." Nunca é demais lembrar que o verbo "haver" quando exprime as ideias de "existir" ou de "ocorrer" é considerado impessoal (sem sujeito), o que o leva a permanecer no singular.
Erro: Devem haver muitas pessoas naquele auditório. Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, "deve", este também se torna impessoal.
Despesas com aquisição de livros, assinaturas, jornais, revistas, roupas especiais etc., caso o profissional exerça funções e atribuições que o obriguem a comprar roupas especiais e publicações necessárias ao desempenho de suas funções (por exemplo, a despesa de assinatura do Guia Tributário Online, para contabilistas ...
Como principal meta, o livro caixa registra a entrada e saída de dinheiro em uma empresa. É fundamental registrar todos os pagamentos feitos em dinheiro, cheque e transferência, como água, energia elétrica, telefonia, materiais de escritório e outras necessidades que a empresa tenha.