É meio de prova que se concretiza com o ato de percepção pessoal do juiz, com um ou alguns dos seus sentidos, das propriedades e circunstâncias relativas a pessoa ou coisa (móveis, imóveis e semoventes). O objetivo da inspeção é esclarecer o magistrado sobre fato que interesse à decisão da causa.
Na autoinspeção, o procedimento consistia em os Tribunais prestarem as informações, o CJF selecionar os processos, e os Gabinetes indicarem as providências a serem adotadas nos feitos, cabendo ao CJF a análise das informações.
A inspeção realizada pelo Juiz da respectiva Vara, pelo menos uma vez ao ano, visa a aferir a regularidade do processamento dos feitos judiciais e demais serviços a cargo da Secretaria, com a adoção de medidas "no sentido de sanar as irregularidades encontradas, bem como para evitar ou punir erros, omissões ou abusos" ...
Contemplada pelo artigo 440 do Código de Processo Civil (CPC), a inspeção judicial ocorre quando o juiz inspeciona pessoas ou coisas, a fim de esclarecer sobre fatos que interesse à decisão da causa. ... Ela pode ser feita em qualquer fase do processo.
Inspeção realizada em vários estágios do processo de produção ou prestação de serviço, antes da inspeção final e em seqüência ao processamento.
A inspeção anual é uma norma criada pelo Conselho Federal da Justiça com o intuito de que sejam revistos os processos em atraso, observando prazos e procedimentos apropriados.
A inspeção anual de ônibus para ANTT consiste em uma espécie de documento originado com o objetivo de comprovar a regulamentação do transporte coletivo na categoria de fretado, logo todos os processos realizados detêm do auxílio e da provação da ANTT.