Segundo a RDH Magazine, a desmineralização é a perda gradual de minerais do esmalte e surge, especificamente, quando o pH bucal cai para 5,7. As bactérias em sua boca se alimentam de açúcares e produzem ácidos que dissolvem esses minerais.
A desmineralização é um deles, caracterizado pela perda de cálcio do dente. Por um lado, ela pode trazer consequências desagradáveis para o paciente se não for tratada, como o aparecimento de cáries. Por outro, a remineralização é uma solução que pode ser aplicada e que vai ajudar a contornar o problema inicial.
A desmineralização/remineralização desse tecido depende do pH e da saliva. No pH fisiológico (acima de 5.5), a saliva fica supersaturada de íons cálcio e fosfato e o dente ganha minerais (mineralização). No pH abaixo de 5.5, a saliva fica subsaturada de íons cálcio e fosfato e o dente perde minerais (desmineraliza).
Basta mergulhar os dentes numa solução contendo cálcio, fosfato e cloreto de potássio (veja quadro ao lado). "Isso estimula a remineralização [reconstrução] do dente", conta Sally Marshall, autora do estudo.
O processo de desmineralização Quando há a mistura de saliva, comida e alguns líquidos tem-se a formação da placa dental ou, como foi denominada recentemente, cálculo (um filme amarelo contendo bactérias), normalmente localizado entre os dentes e a gengiva.
O odontologista destaca alguns fatores que influenciam nesse processo, como a instalação de cáries, uso de escovas de dentes duras, excesso de força na escovação, traumas dentários, ranger e apertamento dos dentes, causados por quadros de bruxismo.
A desmineralização primeiramente ocorre no esmalte e depois, na dentina, quando os dentes sofrem ação de alimentos ácidos, tais como: refrigerantes, energéticos, frutas cítricas como limão e abacaxi em excesso.
É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.
O que significa desmineralização óssea? Como o próprio nome sugere, é a perda da massa mineral que compõe o osso. Essa perda influencia na estrutura e densidade do esqueleto. Para casos mais leves pode ser diagnosticado como osteopenia, mas em casos mais avançados o paciente pode receber a informação de osteoporose.