Deslocados (em inglês, displaced persons, DP) são pessoas forçadas a sair de suas casas ou lugar de residência habitual, fenômeno conhecido como migração forçada.
O topo da lista é ocupado pelos refugiados da Síria com 6,3 milhões, seguido do Afeganistão com 2,3 milhões, Sudão do Sul, 2,4 milhões, Myanmar, 1,2 milhão e Somália com pouco mais de 900 mil.
A migração corresponde aos deslocamentos de pessoas e populações na superfície terrestre. Esse movimento pode ocorrer de forma espontânea ou forçada, dentro dos limites de um mesmo território ou não, e, ainda, ter caráter sazonal ou permanente.
São pessoas deslocadas dentro de seu próprio país, pelos mesmos motivos de um refugiado, mas que não atravessaram uma fronteira internacional para buscar proteção.
Conflitos armados e guerras têm provocado o deslocamento em massa de refugiados ao redor do mundo, principalmente de 2015 em diante.
No final de 2020, 82,4 milhões de pessoas estavam deslocadas por guerras, conflitos, violações de direitos humanos e perseguições. É o maior número já registrado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), com aumento de 4% em relação a 2019, quando 79,5 milhões de pessoas estavam em deslocamento forçado.
Segundo muitos cientistas, os primeiros seres humanos viveram na África, de onde foram saindo gradualmente. Primeiro, eles foram para a Europa e a Ásia. Da Ásia, seguiram para a América do Norte, entre 60 mil e 20 mil anos atrás.
Há milhares de anos grupos humanos deixaram seus lugares de origem rumo a outros por diversas razões. ... Um dos grandes momentos da história das migrações humanas, na Idade Moderna (1453- 1789), ocorreu como consequência da expansão marítimo-comercial europeia, nos século XV e XVI.
Migração intra-regional: ocorre dentro da mesmo região. ... Uma modalidade de migração comum no Brasil, principalmente, na década de 1950, é o êxodo rural, que consiste no deslocamento da população rural com destino para as cidades.