Pois bem, como para todo ponto há um contraponto, chegou a hora de desgourmetizar; é a palavra de ordem da gastronomia no momento. E isso não significa não ser criativo, ou não comer coisas divertidas e gostosas. Com certeza a qualidade é primordial na cozinha ou em qualquer outro ramo de atividade.
gourmet |gurmê| Pessoa, geralmente entendida em vinhos e em gastronomia, que preza a qualidade e o requinte culinários.
O termo "Gourmet", refere-se a algo mais elaborado, com ingredientes que antigamente não eram tão conhecidos e saborosos nos olhos do cliente, assim agregando mais valor no produto.
Gourmet é um termo de origem francesa e seu significado designava um conhecedor e entendedor de boas bebidas e iguarias, além de conhecedor de bons vinhos. ... Gourmet também pode ser associado a uma pessoa que possui paladar apurado, e que têm um conhecimento ou entendimento avançado de culinária e gastronomia.
Uma pizza gourmet não é feita somente de ingredientes exclusivos, mas também de toda uma produção diferenciada, que vai desde o preparo da massa ao modo de assá-la. Assim, investir em novos modos de produção da massa, de cocção e em variações na receita são ajustes obrigatórios.
degustador.. apreciador de comidas finas... gastrônomo.
Hoje em dia, muitas marcas apresentam seus chocolates como produtos "gourmet". Como não há uma regra, o adjetivo tem sido usado como ferramenta de marketing para indicar um produto de excelente em qualidade, especial para paladares refinados ou para fingir estar neste patamar.
A origem do termo 'gourmet' remete ao século XIX, quando o gastrônomo francês Jean Savarin o utilizou pela primeira vez em seu livro "Fisiologia do Gosto". À época, o autor empregou a palavra para designar pessoas com paladar apurado, relacionando-a à elegância e refinamento.