Já o desemprego conjuntural, por sua vez, é aquele que surge em momentos de recessão da economia causado, principalmente, por crises internas ou externas, reduções no desenvolvimento econômico e no crescimento de um país.
Diferenças entre desemprego estrutural e conjuntural Enquanto o desemprego estrutural é causado pela adoção de novas tecnologias e processos, o conjuntural é gerado por crises econômicas internas ou externas.
O quarto e último tipo seria o Desemprego Cíclico(involuntário ou conjuntural). Um dos mais temidos, e que tem assolado a Europa e os Estados Unidos nestas últimas crises econômicas, ocorre quando se tem uma recessão da economia, o que significa retração na produção.
Desemprego tecnológico ou estrutural é aquele que substitui mão de obra pela mecanização, pela automação e pela informatização do processo produtivo e desemprego conjuntural ou cíclico é a dispensa de mão de obra durante uma crise econômica.
Também chamado de desemprego cíclico, o desemprego conjuntural é aquele que surge em momentos de recessão da economia. Ele ocorre, então, quando o crescimento econômico de um país é reduzido.
O desemprego conjuntural é muito característico de período de crise e recessões econômicas. Para compreender melhor a baixa taxa de emprego, sobretudo em situações de dificuldades econômicas, é fundamental entender o que é o desemprego conjuntural.
Desemprego e pandemia no terceiro trimestre do ano A paralisação parcial da atividade econômica por conta da pandemia teve efeitos graves sobre o mercado de trabalho. Com receitas prejudicadas pela circulação menor de pessoas e dinheiro, muitas empresas demitiram funcionários ou reduziram jornadas e salários.
O desemprego estrutural é aquele gerado pela introdução de novas tecnologias ou de sistemas e processos voltados para a redução de custos. Estes novos elementos afetam os setores da economia de um país (indústria, comércio e serviços), causando demissão, geralmente, em grande quantidade.
O desemprego estrutural é a forma mais grave de falta de emprego que um país pode enfrentar. Essa ameaça vai além do desemprego conjuntural, que pode se dever a fatores de curto prazo, que não abalam os alicerces da economia.
Desemprego sazonal: ocorre em certos setores da economia como a agricultura, hotelaria e comércio varejista.