Desça com o carro engrenado Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.
De acordo com o porta-voz da Polícia Rodoviária Federal Ricardo de Paula, em carros com câmbio manual, o ideal é descer a serra utilizando a mesma marcha que seria empregada na subida. Assim, trechos muito íngremes, que exigiriam uma segunda marcha na subida, devem também ser descidos em segunda, para poupar os freios.
O carro desengrenado fica muito solto. Isso prejudica sua capacidade de curva, pois, geralmente, o freio não dá conta de segurar o automóvel sozinho. O motor também serve como um auxiliar ao freio do carro para manter o controle. ... Se engrenado, o carro tem a ação do motor como freio.
"A primeira marcha é apenas para sair com o carro. Numa descida, o veículo sofre a força da gravidade e, por isso, já precisa da segunda marcha. No entanto, dependendo da velocidade do fluxo do tráfego, o instrutor orienta não passar da quarta marcha. "No máximo, use a terceira marcha.
Confira a seguir 6 passos para descer a serra em segurança:
Veículos com injeção eletrônica gastam mais ao descer ladeiras em ponto morto pois o sistema identifica e entende que o carro está em marcha-lenta, o que faz com que o sistema peça uma maior quantidade de combustível para funcionar e para quando o declive acabar.
De antemão é possível dizer que a mão direita é responsável pela aceleração e frenagem (dianteira) da moto. Fique atento, pois, o movimento de aceleração feito com a mão direita deve ser delicado. Realizá-lo com rispidez pode fazer com que o freio dianteiro seja bloqueado e a moto derrape, causando uma queda.
c) nas descidas, usar sempre a mesma marcha que seria usada para vencer o aclive; d) calce e freie o trator, e retire as chaves da ignição quando estiver parado, tanto em descidas como em subidas; e) nas subidas pronunciadas (mais de 12% de declive), recomenda-se fazê-lo em marcha-a-ré, por questões de segurança.
É Verdade! De acordo com o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro, andar em declive com o veículo desengatado é considerado uma infração média, com penalidade de multa no valor de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.
Confira a seguir 6 passos para descer a serra em segurança: