"Por desagregação", diz Schneider1," entende-se o fato de que as conexões de um pensamento não podem ser seguidas pelas demais pessoas e, para o observador, um pensamento carece de relação com aquilo que o precede. ... O pensamento confuso pode ser qualificado, também, de "desagregado".
Dissociação: também chamada de desorientação histérica, ocorre em paciente psicóticos, geralmente esquizofrênicos em estado crônico e avançado da doença,quando o indivíduo,por desagregação profunda do pensamento,apresenta toda a sua atividade mental gravemente desorganizada, o que o impede de se orientar de forma ...
Significado de Depreciativo adjetivo Ofensivo; de teor insultuoso; que desvaloriza a importância de alguma coisa; em que há desprezo ou desqualificação: comentário depreciativo em relação à aluna.
Sob a denominação de alterações do pensamento estudam-se as alterações da segunda fase do processo do conhecimento, isto é, os distúrbios do conhecimento racional ou intelectual constituído pela formação dos conceitos, a constituição dos juízos e elaboração do raciocínio.
Os principais tipos de alterações de pensamento são: o pensamento magico, dereístico, concreto, inibido, prolixo, deficitário, demencial, confusional, desagregado e obsessivo. Existe também as alterações do processo de pensar, as principais são: a aceleração, a lentificação, o bloqueio e o roubo do pensamento.
Os delírios persecutórios são um conjunto de condições delirantes nas quais as pessoas afetadas acreditam estar sendo perseguidas. Especificamente, eles foram definidos como contendo dois elementos centrais: O indivíduo pensa que o dano está ocorrendo ou vai ocorrer.
- Desorientação amnésica: é a incapacidade da pessoa em fixar os acontecimentos e de orientar-se no tempo, no espaço e em suas relações. - Desorientação amencial: ocorre quando da turvação da consciência. - Desorientação oligofrênica: desorientação em virtude da deficiência de inteligência.
O que caracteriza o pensamento normal é ser regido pela lógica formal e orientar-se segundo a realidade e os princípios de racionalidade da cultura na qual o indivíduo se insere.
1. Em que há depreciação. 2. [Figurado] Desdenhoso, humilhante.