Principais pontos. Deriva genética é um mecanismo de evolução no qual as frequências dos alelos de uma população se alteram ao longo das gerações, devido ao acaso (erro de amostragem). A deriva genética ocorre em todas as populações de tamanho não infinito, mas seus efeitos são mais fortes em populações pequenas.
Fatores que alteram o equilíbrio gênico
A deriva genética é um dos mecanismos básicos da evolução, juntamente à seleção natural, migração e às mutações. ... Esse mecanismo, importante principalmente em pequenas populações, pode ser definido como uma mudança das frequências alélicas que ocorre de forma totalmente aleatória.
Objetivos: A disciplina tem como objetivo principal apresentar e discutir os fundamentos teóricos da Genética de Populações e suas aplicações para a Evolução e Biologia da Conservação, proporcionando uma visão global dos mecanismos envolvidos na dinâmica dos genes nas populações naturais.
A recombinação gênica é responsável pela mistura entre os genes. Nos eucariontes, a recombinação gênica ocorre por meio de dois processos durante a meiose: a segregação independente dos cromossomos e a permutação (crossing over). Muitas combinações podem ser formadas entre a mistura de genes de dois indivíduos.
A frequência de um alelo pode também ser modificada através da migração, onde novos indivíduos inserem variação alélica na população. Além da deriva genética, as mutações, migrações e a seleção afetam o equilíbrio gênico. é o tamanho efetivo da população.
Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.
O efeito gargalo pode ser causado por desastres naturais, predação, caça humana, perda de habitats, redução de migração, entre outros. Esses eventos podem aleatoriamente eliminar muitos membros da população, independentemente de seus genótipos.
Como ocorre o processo de deriva genética? A deriva genética ocorre em população de organismos e é causada por vários fatores aleatórios. Ela é a mudança, ao acaso, das frequências alélicas, gerando oscilação genética, que ao longo do tempo, pode eliminar ou fixar alelos nas populações.
Efeito Gargalo Ocorre quando o tamanho da população é reduzido por pelo menos uma geração. Em consequência do efeito gargalo, a variação genética é reduzida. O efeito gargalo pode ser causado por desastres naturais, predação, caça humana, perda de habitats, redução de migração, entre outros.