Ou seja, o DRA — Demonstrativo de Resultado Abrangentes — é um documento produzido pelo setor contábil de uma organização que demonstra todos os dados afetados pelo balanço patrimonial. O documento tem como objetivo manter atualizado a divisão entre o que é patrimônio da empresa e o que é de seus sócios.
Por isso, toda DRA precisa conter os seguintes tópicos:
A DRA é elaborada a partir da soma do resultado líquido apresentado na DRE com os outros resultados abrangentes, que não sejam constituídos pelas transações de capital entre a empresa e seus sócios (aumento ou devolução de capital, distribuição de lucro, etc.).
O CPC 26, aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade estabelece que o lucro abrangente seja calculado a partir do lucro líquido apurado na DRE, assim a demonstração do resultado abrangente deve, no mínimo, incluir as seguintes rubricas: Resultado líquido do período; ... Resultado abrangente do período.
A demonstração de resultados abrangentes tem característica de ser gerencial, pois apresenta informações que atualizam o capital próprio, por meio do ajuste no patrimônio líquido das receitas e despesas já incorridas que possuem uma realização financeira "incerta" e ainda não afetaram o resultado do exercício, uma vez ...
No lucro abrangente são compreendidas todas as alterações patrimoniais do período, inclusive aquelas não refletidas no lucro líquido, exceto aquelas oriundas de investimentos dos proprietários e as distribuições para os proprietários.
O Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1) do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, estabelece que, outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa que não são reconhecidos na demonstração de resultado como requerido ou permitido pelas normas, interpretações e comunicados técnicos emitidos pelo CFC.
O Resultado abrangente Total, é formado por três componentes: a) Resultado Líquido do Período; b) Outros Resultados Abrangentes; e c) Efeito de Reclassificações de Outros Resultados Abrangentes para o Resultado do Período.
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.