DESINFLAÇÃO – desaceleração do ritmo de crescimento dos preços. ... ESTAGFLAÇÃO – caracteriza uma fase da economia em que o abrandamento do crescimento económico, isto é, o menor crescimento do investimento, do consumo, da exportação e de produção, não originou um menor crescimento dos preços dos bens.
Como se Resolve o Problema da Estagflação?
Acontece quando o país não consegue manter um nível de crescimento à altura do seu potencial. Isso não ocorre apenas quando o desempenho do PIB é baixo. Pode acontecer, por exemplo, quando o avanço do PIB ocorre em ritmo inferior ao crescimento demográfico ou quando a demanda global é insuficiente.
A estagflação acontece quando um país passa por uma recessão (ou seja, queda da atividade econômica) simultaneamente a uma forte disparada dos preços.
Hiperinflação versus Deflação A hiperinflação é o aumento constante dos preços, que se mantêm em patamar elevado. Por outro lado, a deflação é a diminuição generalizada dos preços de produtos e serviços.
O desemprego estrutural é aquele gerado pela introdução de novas tecnologias ou de sistemas e processos voltados para a redução de custos. Estes novos elementos afetam os setores da economia de um país (indústria, comércio e serviços), causando demissão, geralmente, em grande quantidade.
Isso porque a estagnação econômica é um longo período em que o crescimento da economia é pequeno, nulo ou abaixo da capacidade da nação. Em contrapartida, a depressão econômica geralmente ocorre após um período de recessão econômica.
Por outro lado, a inflação de custos, também chamada de inflação de oferta, ocorre quando existe uma pressão para o aumento dos preços, devido ao aumento dos custos de produção. Ou seja, em um cenário com inflação de custos, a demanda pelos bens e serviços permanece a mesma, enquanto os custos de produção sobem.