O déficit financeiro é quando o valor arrecadado não é suficiente para o pagamento de todas os benefícios previdenciários, enquanto o déficit atuarial é um estudo que que projeta os próximos 75 anos da nossa previdência, ou seja, como nós estaremos a daqui alguns anos.
As causas determinantes para o desequilíbrio atuarial dos RPPS foram assim identificadas: ausência de estudos atuariais prévios para avaliação adequada do custo previdenciário e definição dos planos de custeio e benefícios; repasse irregular das contribuições; utilização dos recursos previdenciários para outras ...
O Princípio do equilíbrio financeiro e atuarial pretende direcionar o Sistema Previdenciário em sua gestão, para que sempre seja viável a sua manutenção. Diante de tamanha importância, o princípio foi elevado ao nível constitucional.
A Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, dispõe sobre as regras gerais para a organização e o funcionamento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Pela nova regra , o aporte deve se caracterizar como despesa orçamentária exclusivamente à cobertura do déficit atuarial do RPPS, sendo controlado separadamente dos demais recursos, e deverá também ser utilizado para o pagamento de benefícios previdenciários de seus segurados. ...
Na próxima avaliação, a base de dados deverá ser posicionada entre setembro e dezembro do exercício relativo à avaliação atuarial anual com data focal em 31 de dezembro de 2020, conforme o Inciso II do art. 38 da Portaria MF n° 464/2018.
A reforma da Previdência, com eliminação de privilégios e transição para sistema misto de contribuição e capitalização, e a reforma tributária, com simplificação e transparência, também são formas de reverter o problema do desequilíbrio fiscal.
Equilíbrio Atuarial. O que é? Muito parecido com o Equilíbrio Financeiro, é a garantia de que as receitas previdenciárias cobrirão as despesas previdenciárias, porém no longo prazo. O fluxo entre receitas e despesas deve ser avaliado a valor presente.
O conceito de equilíbrio atuarial diz respeito à relação entre o total das contribuições que determinado segurado faz para a previdência, considerando a contribuição de seu empregador, com as despesas de seu futuro benefício, se preocupando, dessa forma, com o custeio de cada benefício no futuro.