Quando uma pessoa sofre com a deficiência de lactase, a lactose dos alimentos que ela consome deixa de ser absorvida e digerida e é movida para o cólon, onde bactérias interagem com essa lactose não digerida, provocando os sinais e os sintomas da intolerância à lactose.
A presença da intolerância pode ser constatada de três formas:
Eu tenho intolerância a lactose? o teste é considerado positivo se a diferença entre o valor da maior glicemia e a glicemia de jejum for menor do que 20 md/dl. No seu caso, 109 - 90 = 19, é intolerante.
A intolerância à lactose causa dor de barriga, gases e outros desconfortos gastrointestinais após a ingestão de leite e derivados. Para confirmar o diagnóstico, o médico avalia o histórico do paciente, descarta outras doenças com sintomas semelhantes e pode pedir exames.
Causas. A intolerância à lactose acontece como consequência de um outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.
Os melhores suplementos de enzima lactase disponíveis no mercado possuem entre 9.000 e 10.000 FCC, quantidade considerada suficiente para a digestão de uma refeição que contenha lácteos e poderá lhe ajudar a digerir tanto uma fatia de pizza com queijo (que contém uma pequena quantidade de lactose) quanto um pote médio ...
O teste de absorção da lactose é realizado através de medidas da glicemia do paciente em diferentes momentos: glicemia basal após jejum de pelo menos 8 horas e glicemia 30, minutos após a administração, por via oral, de lactose dissolvida em água – 50 g em adultos e 2 g/kg em crianças.
Existem três tipos de intolerância à lactose de causas diferentes:
A pessoa que não consegue digerir lactose desenvolve diarreia, distensão abdominal e desconforto em 20 a 30 minutos e seu nível de açúcar no sangue não aumenta.
Quais os riscos de não cuidar da intolerância à lactose? Além do desconforto, o paciente pode começar a evitar ingerir alimentos derivados de leite. A falta de cálcio, presente em maior quantidade em alimentos lácteos, acarreta doenças que podem ser irreversíveis, como a osteoporose.