ANOMALIAS DE ROTAÇÃO A má rotação dos rins (Figura 5) é comumente associada a um rim ectópico ou em fusão, além da possibilidade de obstrução parcial da pelve e ureter dos rins. Pode ocorre em ambos os rins e observam-se mais a rotação incompleta e a não rotação quando comparada aos outros subtipos(18).
Anomalias por fusão O rim "em ferradura" é a anomalia por fusão mais comum e ocorre quando o parênquima renal, de cada lado da coluna vertebral, liga-se pelo polo (quase sempre inferior) correspondente, com um istmo do parênquima renal ou tecido fibroso na linha média.
É a incapacidade de o intestino assumir sua posição normal no abdome durante o desenvolvimento intrauterino. O diagnóstico é por radiografia abdominal. O tratamento é correção cirúrgica. (Ver também Visão geral das anomalias gastrointestinais congênitas.)
O termo rim em bolo ou fusão renal pélvica foi definido por Glenn em 1958 como "uma anormalidade na qual todas as substâncias do sistema renal são fusionadas em uma única massa, localizada na parte inferior da pelve, da qual dois ureteres drenam, separadamente e em orifícios ortópicos do trígono vesical"(2).
A ectopia renal refere-se a um rim situado em qualquer local que não seja a fossa renal. Ocorre em aproximadamente 1 a cada 1000 nascimentos, mas apenas 1 de cada 10 deles já foi diagnosticado1. O rim ectópico pode ser pélvico, ilíaco, abdominal, intratorácico, contralateral ou cruzado2.
É uma mal formação onde a drenagem renal acontece por duas vias (dois ureteres), que podem gerar complicações que devem ser investigadas. Elas podem ser principalmente REFLUXO e OBSTRUÇÃO, de acordo com a implantação do respectivo ureter.
A hipoplasia renal é uma denominação que descreve rins (em animais neonatos ou jovens) significativamente menores que o normal, e com pouca ou nenhuma função (Jones, 2000).
Introdução: Duplicação do sistema coletor renal é a malformação congênita maior mais comum do trato urinário, ocorrendo com incidência de 1% entre os nascidos vivos. O sexo feminino é mais afetado que o sexo masculino. É unilateral em 83% a 90% dos casos.
O rim displásico multicístico (RDM) é a malformação renal cística congênita mais comum diagnosticada na infância, sendo sua incidência estimada de 1:1.0001 a 1:4.3002 nascidos vivos.