Dedicação é o ato de consagrar um altar, templo, igreja ou outro edifício sagrado. Também se refere à inscrição de livros ou outros artefatos quando estes são endereçados ou apresentados especificamente a uma pessoa em particular.
É ao Bispo, que tem a seu cargo a cura pastoral da Igreja particular, que compete dedicar a Deus as novas Igrejas construídas dentro da sua diocese, ou aquelas nas quais já se celebram o culto. ... Unção que, na tradição judaico-cristã, é o sinal mais claro da consagração de algo para Deus.
Pode ser homem ou mulher, desde que sua igreja concorde com a prática de serviços femininos.
O tempo é importante para o homem e há o momento de parar para orar a Deus. O momento é o primeiro dia da semana, o "dies dominicus". Este é o dia semanal de oração do cristão, onde ele pára com o fim de rememorar a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Anualmente, o período de parada é no tríduo pascal.
A cerimónia de dedicação feita na Igreja inclui uma oração especial que designa o edificio para o seu uso, pedindo-se a Deus que abençoe a estrutura e os terrenos onde se localiza. ... A presença no evento é geralmente apenas feita por convite e a sua duração varia dependendo do tipo de edifício que está a ser dedicado.
Em outros locais para celebrações sagradas, o altar poderá ser móvel." ... Para que a atenção dos fiéis não seja distraída do novo altar, o velho altar não deverá ser decorado de modo especial." Numa igreja católica, o altar-mor é o altar principal, geralmente mais adornado, disposto em frente à entrada principal.
Este livro contém a liturgia episcopal em geral. As várias celebrações no decurso do ano, as sacramentais, datas importantes na vida do Bispo e as celebrações litúrgicas relacionadas com atos solenes do ministério episcopal.
Altar: representa a mesa da Ceia do Senhor, onde Jesus instituiu a Eucaristia juntamente com seus discípulos e também o local do sacrifício do Cordeiro.
Há vários ritos latinos, como por exemplo o rito romano (o mais utilizado), o rito ambrosiano, o rito bracarense, o rito galicano, o rito moçárabe, o dos Cartuxos e o Uso Anglicano. ... Para além do rito romano padronizado nestas duas formas, há também várias variantes deste rito litúrgico, destacando-se o Uso Anglicano.