No jargão da polícia rodoviária e das companhias de seguro, a sigla PT quer dizer "perda total". A expressão tem sido bastante usada na linguagem cotidiana. Por exemplo: quando um jovem vai para a balada e comete excessos, no dia seguinte comenta no Facebook: "Ontem eu dei PT".
Partido político. Você é do PT!
De tal modo, as gírias são geralmente termos temporários e que podem ser excluídos da linguagem popular com o tempo, sendo substituída por outras palavras. Por exemplo, a palavra "broto" que antes era utilizada frequentemente para designar um homem bonito, atualmente foi substituída pela palavra "gato".
"o meu coração deu PT" O que quis dizer com isso? Expressão de quando um bem dá perda total: PT. Normalmente visto com mais frequência em sinistros com veículos. A expressão: Deu PT no carro.
Na maioria das vezes, acionar o airbag não dá perda total no seguro auto. Para que um carro tenha um sinistro considerado como perda total é necessário que o valor dos custos para reparo seja acima de 75% do valor do veículo, segundo a Tabela Fipe (tabela que expressa preços médios de veículos no mercado nacional).
A prática mais usual no mercado atualmente é o "critério dos 75%": Danos iguais ou superiores a 75% do valor da moto, serão considerado perda total. Para saber se atingirá ou não esses 75%, o procedimento é o seguinte: ... Compara-se o valor do orçamento com o valor da moto na tabela FIPE.
Roots é uma palavra de origem inglesa e que significa "raízes" (de planta, cabelo, dente, etc). ... Já se for usada em um sentido figurado, a palavra roots, assim como root, está relacionada com a origem ou a base das coisas. Exemplos: raiz familiar, raiz matemática, raiz musical, etc.
Em alguns países de língua inglesa, a palavra roots, é usada como uma forma de gíria para identificar cigarros da erva marijuana (mais conhecida como erva de maconha).