O canto/dança (da-ño're) realizado pelos jovens iniciandos ao redor da aldeia é de autoria individual de homens iniciados, composição recebida através do sonho. ... Em ocasião oportuna, ensina o canto a seus companheiros de classe de idade e o canto passa então a ser do grupo.
O povo indígena brasileiro xavante, autodenominado A'uwē ("gente") ou A'uwẽ Uptabi ("pessoas verdadeiras"), são um povo original do Brasil, pertence linguisticamente à família linguística jê, a qual, por sua vez, pertence ao tronco linguístico macro-jê. ...
Xavante é um povo indígena que vive em áreas distribuídas dentro de estado de Mato Grosso, na Região Centro Oeste do Brasil, na chamada Amazônia Legal, que abriga a quarta maior população indígena do país, com cerca de vinte e quatro mil indivíduos.
A religião deste povo indígena é baseada no politeísmo, isto é, na crença em mais de um deus. Para os xavantes, o mundo foi criado a partir de uma dupla de entidades (Parinaiá), que seria responsável pela criação de tudo o que existe atualmente. Um exemplo de ritual religioso é o casamento.
Uma delas é o Da-nho're, uma manifestação coletiva de canto e dança realizada pelo povo xavante, do leste do Mato Grosso. O Da-nho're é o ritual de encerramento de um esporte muito apreciado pelos Xavante, a Uiwede - uma espécie de corrida de revezamento, na qual os competidores devem carregar pesadas toras de buriti.
Da-ño're: perfomance coletiva de canto e dança.
Abá: avá – auá – ava – aba – homem – gente – pessoa – ser humano – índio. Ababá: tribo indígena tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara (MT).
O povo Xavante, como ficou conhecido pelos brancos, ou Auwe, como se autodenominam, vive há muito e muito tempo na região centro-oeste do Brasil, nos vastos e abertos campos do Cerrado. São parte desse mundo, desde o tempo da criação, aprendendo co mseus ancestrais a arte de viver nesse lugar.
Mato Grosso Xavantes/Distribuição geográfica no Brasil