As principais funções da Comissão de Valores Mobiliários são fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários. Em síntese, os valores mobiliários são os ativos negociados com o intuito de captar recursos, como ações, cotas de fundos e debêntures.
A Comissão de Valores Mobiliários é administrada por um Presidente e quatro Diretores, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovados pelo Senado Federal, dentre pessoas de ilibada reputação e reconhecida competência em matéria de mercado de capitais.
Criada em 1976 a Comissão de Valores Mobiliários está ligada ao Ministério da Fazenda e tem uma série de funções e responsabilidades. Veja quais são....Ação fiscalizadora e os poderes da CVM
Nascemos em 2009 a partir da união de duas entidades, mas representamos os mercados há quatro décadas. Nosso modelo de atuação é organizado em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar.
O SFN tem a função de organizar, fiscalizar e executar atividades relacionadas às transações financeiras. Assim, é seu papel atuar para que o desenvolvimento do nosso país ocorra de maneira equilibrada. Para essa importante missão, o SFN conta com agentes normativos, supervisores e operadores.
A comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, criada pela Lei nº 6.385, de 07 de dezembro de 1976, com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.
É do CMN o direcionamento de recursos para instituições financeiras públicas e privadas do país. Também estão entre suas funções a coordenação das políticas de crédito, monetária e de dívida pública e fiscal. Inclusive, a autorização da emissão do papel-moeda e dos orçamentos do Banco Central.
O que é a CVM? ... Sendo a CVM uma entidade autárquica, ela conta com um corpo administrativo próprio, composto por um presidente e quatro diretores nomeados pelo Presidente da República, formando o colegiado que toma as principais decisões do órgão.