Enquanto o Currículo se constitui em todas as ações realizadas no ambiente educacional, sejam elas administrativas ou pedagógicas, que definem a identidade e subjetividade da produção histórica, cultural e social na construção dos modos de ensino, formação e instrução da sociedade, o Programa está ligado à seleção dos ...
Conclui-se que, a globalização traz consequências diretas para o campo educacional, tendo como maior desafio, a elaboração de uma educação que vise a construção de um sujeito e uma sociedade crítica e democrática. ... Tendo dessa forma, a economia, a política, a cultura, e a própria educação aportadas num nível mundial.
Desta forma, o papel do professor na mediação do currículo escolar é compreender o sujeito da educação como um ser completo, integral, e individual, possibilitando, assim, uma forma de transpor conteúdos de maneira que favoreça o aprendizado significativo do educando para a vida que ultrapassa o ambiente escolar.
Falar de globalização e identidade nos espaços escolares e nos terrenos da organização curricular, isto é, na forma e conteúdo da escolarização, implica debater as estruturas mundiais hegemónicas nos mais diversos quadrantes, desde o económico e financeiro até o político e cultural.
O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Seja de escolas públicas ou privadas. Ela é o guia, mas cada instituição cria seu próprio currículo escolar.
Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim "currere", que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.
Podemos considerar que os principais agentes disseminadores do conhecimento, as instituições de ensino, possuem um proeminente papel no processo da globalização. ... O impacto da globalização na área da educação, de forma geral, é um tema de grande relevância para o mundo atual.
A globalização permite que a população tenha mais opções de produtos no mercado para escolher. Além disso, quando existe uma maior abertura comercial, isto é, quando as empresas de países diferentes têm liberdade para negociar, os preços tendem a ficar menores.
Os professores precisam participar mais do processo de reformulação curricular. É importante e necessário que eles assumam uma das posições de sujeitos construtores das diretrizes curriculares, como condição para o favorecimento de um trajeto menos conflituoso entre o que se propõe e o que se faz.
Currículo formal – refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. É o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.