Saúde holística baseia-se em uma combinação de conhecimentos e de práticas de saúde que procuram abordar o ser humano nas suas dimensões física, mental e espiritual, em uma interação ecológica-social e cósmica, apontando para uma visão sistêmica e transdisciplinar do processo saúde-doença.
O conceito de saúde, a formação do profissional, e a forma como é realizada a gestão dos recursos humanos nos hospitais, também podem influenciar a qualidade da assistência. A visão holística favorece o processo de humanização influenciando os profissionais, os usuários, a as relações entre eles.
Em síntese, na abordagem holística é enfatizada a conexão e a ligação entre as partes e o todo, mediante a consciência humana das partes (corpo-mente-espírito-enfermagem-cliente-família, etc) e no pensamento heideggeriano as mulheres portadoras de HIV são seres-no-mundo em busca de um viver de acordo com as suas ...
Holístico (ou holista) é um adjetivo atribuído a quem procura entender os fenômenos e acontecimentos de uma forma global. É um termo que pode ser aplicado em várias vertentes do conhecimento, como na medicina, na psicologia, na ecologia e na educação.
A visão holística da saúde considera a pessoa como um todo – corpo, mente e espírito – e suas interações com o mundo, para investigar as causas de uma doença e encontrar sua cura. A palavra Holismo deriva do grego 'holos', que significa inteiro ou todo.
Um dos aspectos mais importantes da abordagem holística é que, sendo um forma de encarar a realidade, seus conceitos podem ser aplicados às mais diferentes áreas do conhecimento. Ao mudar nosso olhar sobre o mundo, começamos a ver a possibilidades novas, impossíveis de serem visualizadas antes.
No modo geral, a visão holística significa observar ou analisar algo ou alguma área da vida de forma global, ou seja, como um todo e não de maneira fragmentada.
1. Que defende uma visão integral e um entendimento geral dos fenómenos . 2. Relativo a holismo.