Resposta cronotrópica DEPRIMIDA – o que é? Quando o paciente não atinge a FC submáxima esperada para o exame, diz-se que ele tem uma Resposta cronotrópica deprimida.
Educação Física. A incompetência cronotrópica é definida como o inadequado aumento da freqüência ao exercício, pode ser responsável pela redução de aplicação dos testes não-invasivos (acurácia), como ergometria, sendo também considerada como um marcador da presença de doença coronariana, com implicações prognósticas.
a Incompetência cronotrópica ou Défcit cronotrópico ocorre quando há uma redução do aumento da frequência cardíaca frente ao esforço.
O deficit cronotrópico é o percentual da frequência cardíaca que faltou para atingir a FC máxima esperada para idade. Como dado isolado não tem significado nenhum. Mas precisa ver se é por doença do sistema de condução elétrica do coração ou por efeito de alguma medicação.
A resposta pressórica fisiológica ao esforço foi normal, uma vez que houve elevação progressiva da pressão arterial sistólica (PAS), enquanto que a pressão arterial diastólica (PAD) permaneceu estável.
A frequência cardíaca tende a aumentar conforme o incremento no exercício, o teste ergométrico é considerado satisfatório quando o paciente atinge mais que 85% da frequência cardíaca predita. A previsão da frequência cardíaca é feita através da fórmula: FCMAXIMA PREDITA = 220 – idade (Desvio Padrão = 11 bpm).
O teste ergometrico nao avalia diretamente a funçao do ventriculo esquerdo (ve), mas pode dar indicios, como baixa capacidade funcional e alteraçoes com baixa carga de esforço. Quanto ao deficit cronotropico, significa incapacidade de aumentar a frequencia cardiaca no esforço.
Em fisiologia cardiovascular, o volume sistólico (VS) ou volume sistólico de ejeção é o volume de sangue bombeado pelo ventrículo cardíaco esquerdo por batimento.
Também conhecido como teste de esforço, o teste ergométrico é um exame que mede a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante a realização de um esforço físico gradual e crescente.