Playmaking with Children (1947) teve impacto considerável na Inglaterra e em todo o Reino Unido, além dos Estados Unidos, onde o termo Creative Dramatics passou a designar o movimento de teatro realizado com crianças. ...
Spolin diz: A espontaneidade é um momento de liberdade pessoal quando estamos frente a frente com a realidade e a vemos, a exploramos e agimos em conformidade com ela. Nessa realidade, as nossas mínimas partes funcionam como um todo orgânico. É o momento de descoberta, de experiência, de expressão criativa.
Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.
Nesta perspectiva, o teatro propõe ações para a vida social por ser uma atividade da vida cotidiana. A construção social da representação surge da realidade física e sensorial que aperfeiçoa o modo de jogar, acrescenta Spolin (1979, p.
O objetivo principal desse tipo de jogo é a abertura de diversas possibilidades do ator realizar um treinamento criativo, experimentando o seu jogador em diferentes situações teatrais.
Os jogos teatrais apresentam influências do cabaré alemão, e da commedia dell'arte (Los Angeles Times). Ela influenciou a primeira geração de artistas norte-americanos da arte da improvisação através do Compass Theater e do Second City, grupos teatrais de Chicago das décadas de 19.
Para Spolin (1963, p. 14): Um ator pode dissecar, analisar, intelectualizar ou desenvolver uma valiosa história de caso para seu papel, mas se for incapaz de assimilar e comunicá-la fisicamente, terá sido tudo inútil dentro da forma teatral.
A metodologia utilizada nos Jogos Teatrais é de Viola Spolin, sendo que a mesma apresenta as três essências dos jogos: foco, instrução e avaliação. O Foco coloca o jogo em movimento.
Monólogo é o nome dado para um discurso feito por apenas uma pessoa, sem interação com outros participantes e de modo ininterrupto. O monólogo é um tipo de discurso presente principalmente nos estudos da oratória e teatrais.
Blablação: é a substituição de palavras articuladas, por configurações de sons. O significado do som na blablação não deve ser compreendido, até que o jogador o transmita por meio da ação, expressões do corpo, gestos ou tom de voz. É a expressão vocal acompanhando uma ação.