O procedimento consiste em colocar uma prótese na abertura que comunica o átrio esquerdo com o direito, que deveria estar fechada. Ela tem o formato de dois cogumelos justapostos e, uma vez colocada, evitará a passagem de sangue. A correção de CIA é realizada por uma punção na virilha.
O fechamento percutâneo de um defeito septal é realizado através de um cateterismo cardíaco com punção da veia femoral na região da virilha. Em geral, os pacientes são submetidos a anestesia geral e intubação como em uma cirurgia de maior porte.
A atriosseptoplastia é realizada com o retalho de pericárdio do paciente com sutura contínua de prolene 5-0. Em alguns casos foi realizada a plastia de valva tricúspide por plicatura do anel com pontos separados de prolene 4-0 junto a uma ou mais comissuras.
A comunicação interventricular perimembranosa isolada é uma das más formações congênitas cardíacas mais comuns. É uma abertura na parede que separa os dois lados do coração. Esta abertura está na parte inferior do coração, entre os ventrículos.
CONCLUSÃO: A prótese de Amplatzer® mostrou-se efetiva para o tratamento percutâneo de CIA OS. Palavras-chave: Comunicação interatrial, Amplatzer®, tratamento percutâneo. A comunicação interatrial (CIA) é uma das malformações congênitas mais comuns, representando cerca de 5% a 10% dos defeitos cardíacos congênitos.
Acomunicação interatrial é um defeito congênito de fechamento do septo interatrial, que é a estrutura que divide parte do coração entre os lados direito e esquerdo.
O pericárdio bovino preservado em glutaraldeído é um dos tecidos biológicos mais amplamente utilizados na forma de remendo em cirurgia cardiovascular.